Logo Fundação Tide Setubal

Pela ocupação contínua de espaços de poder e decisão

Nova etapa para apoio a lideranças anteriormente selecionadas no Edital Traços reforça perspectiva voltada à preparação de lideranças na ascensão a postos de liderança.

Dentro da missão voltada à promoção da justiça social e ao desenvolvimento de periferias urbanas com foco no enfrentamento das desigualdades territoriais, socioeconômicas e raciais, a área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal colocou em prática iniciativas para apoiar o desenvolvimento contínuo de lideranças negras para que elas possam alcançar espaços de poder e de decisão.

Nesse contexto, uma das ações diz respeito à terceira edição do Edital Traços – Política Institucional. Essa ação, que foi realizada por meio da Plataforma Alas, teve como objetivo potencializar lideranças anteriormente apoiadas por meio do mesmo edital para permiti-las continuar a trilhar a trajetória da política institucional, mesmo que não tivessem sido eleitas. A ideia do projeto é dar suporte para que essas pessoas permaneçam nesse campo em disputa e sejam apoiadas, para assim poder ocupá-lo.

O edital promoveu, desse modo, apoios a 28 lideranças, que receberam aporte de R$ 15 mil – os valores foram destinados a investimentos em seus respectivos planos de desenvolvimento. Na sequência, 20 pessoas dentro desse grupo foram selecionadas para participar de captação de financiamento financeiro por intermédio de matchfunding.

Sobre o matchfunding

Com parcerias de Fundação Open Society, Instituto Galo da Manhã e Instituto Ibirapitanga, o Matchfunding Novos Caminhos, outra nomenclatura relativa ao Edital Traços – Política Institucional, contou com arrecadação total de R$ 285.827.

Esse valor computa as doações feitas por 702 pessoas e o repasse triplicado pelo fundo, composto pelas organizações parceiras nessa iniciativa. Nesse sentido, todas as lideranças que realizaram as campanhas de captação alcançaram as suas respectivas metas de arrecadação. Tais objetivos, vale destacar, dizem respeito a tópicos como intercâmbios, cursos de idiomas e de especialização, assim como a ações realizadas nos seus respectivos territórios de atuação.

Outro ponto de destaque relaciona-se com a abrangência e a pluralidade em âmbito regional. Ou seja, o apoio às lideranças em questão abrange 14 unidades federativas brasileiras, e, consequentemente, as cinco regiões do país foram contempladas. A distribuição ocorreu do seguinte modo:

• Centro-Oeste: 1
  • Norte: 3