Gerar renda e evolução no bairro

Galpão ZL coloca à disposição da comunidade do Jardim Lapena oportunidades e cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo.

Um dos pontos centrais para a atuação da Prática de Desenvolvimento Local compreende a perspectiva econômica. Segundo essa lógica, é necessário considerar a escassez de oportunidades e serviços criados no próprio território, assim como as raras alternativas de empregabilidade da população. Essa mesma perspectiva compreende também o fato de que as populações de tais espaços inclusive consomem bens e serviços em outras localidades.

Por que esses fatores precisam ser levados em consideração para o desenvolvimento de projetos para apoiar a atividade econômica de territórios periféricos? As respostas por trás deles apresentam caminhos para o desenho e a construção de iniciativas para incentivar empreendimentos locais e, desse modo, estimular o consumo e a circulação de dinheiro nesses mesmos espaços.

Isso norteia a atuação da equipe de Prática de Desenvolvimento Local no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, quanto à parte econômica. Nesse sentido, a oferta de oportunidades, seja por meio de cursos de capacitação ou projetos voltados à empregabilidade e à atividade empreendedora, tem papel central.

Desse modo, a partir do selo Inova ZL, com atividades voltadas aos empreendedores locais, foram oferecidos diferentes cursos na Oficina Escola de Culinária do Jardim Lapena – dos quais participaram 575 pessoas. Todos eles retrataram os seguintes temas:

• Cozinha (nível básico);
  • Cozinha (nível avançado);
  • Padeiro;
  • Auxiliar de confeitaria;
  • Cozinha e empreendedorismo (três módulos);
  • Minipanetone;
  • Ovo de Páscoa;
  • Doces finos;
  • Bolos;
  • Festa junina.

Além desses cursos, houve também outras formações, como o Curso Descomplica, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltado a profissionais interessados em informações sobre formalização, marketing, empreendedorismo e finanças. Além dessa formação, o Galpão ZL realizou workshop sobre ferramentas e funcionalidades do Instagram, com a consultoria Konectah, e formação sobre consultoria contábil e financeira para micro e pequenos empreendedores da região. Nesse contexto, 254 pessoas empreendedoras participaram dos cursos oferecidos em 2023.

Mergulhar, criar e programar

O Galpão ZL foi também, durante 2023, sede de eventos e cursos voltados à área tecnológica. Um dos destaques foi o Festival Tech, realizado em maio. Com correalização da Fundação Tide Setubal e da organização Recode, assim como apoios da Folha de S.Paulo e da {Parças} Developers School, o evento contou com uma série de palestras, atividades formativas e sobre temas do universo tecnológico. Além disso, participantes puderam entreter-se com experiências imersivas em realidade virtual e no metaverso.

Em julho, o Galpão ZL e o Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial ofereceram, em parceria com a {Parças} Developers School, um curso de programação para 20 jovens do bairro. Com foco na preparação de estudantes para enfrentar os desafios do mercado tecnológico, as aulas contemplaram, a partir dos referenciais e do cotidiano de estudantes, desde aspectos elementares sobre computação a temas mais complexos, conforme a evolução da turma. Além disso, cada aluna e aluno passou por sessões de mentoria para diálogos sobre dúvidas e análise de quais caminhos poderiam seguir.

Outro destaque abrange o lançamento da Escola de Criadores, parceria do Galpão ZL com o Instituto Kondzilla. O foco da iniciativa voltou-se à preparação de jovens para o acesso ao mercado de trabalho a partir de áreas criativas, culturais e ligadas à tecnologia e à comunicação digital. Além disso, essa parceria visa fortalecer o desenvolvimento pessoal e o aprimoramento contínuo, via formações adicionais, e impulsionar projetos empreendedores e carreiras criativas individuais. Desse modo, o currículo técnico do curso da Escola de Criadores compreende os seguintes tópicos:

• Economia de criadores;
  • Linguagem audiovisual;
  • Roteiro e produção;
  • Marketing digital;
  • Design e edição.

Sobre mais apoios
Durante 2023, a área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal intermediou a oferta de assessoria para seis negócios de impacto do Jardim Lapena, assim como apoio a empreendimentos, por meio de parceria com a aceleradora de startups de impacto Quintessa.

No caso, os empreendimentos apoiados nesse cenário foram a SuperOpa, startup voltada à comercialização de produtos alimentícios e de higiene pessoal com datas de vencimento mais próximas a custos significativamente menores; a escola de idiomas vc_tb; e a plataforma de engajamento digital Wifi-fí, voltada à disponibilização de acesso gratuito a pontos de wi-fi.

Ainda, 39 empreendimentos participaram da Jornada Empreendedora Inova ZL, realizada em parceria com a Emperifa para apoiar negócios em estágio inicial. Após um ciclo de três meses composto por mentorias online e encontros presenciais, o projeto selecionou dez empreendimentos para receber recurso-semente de R$ 5 mil cada.

Outra ação abrange a realização de reformas em dez negócios em operação no Jardim Lapena. Tais empreendimentos eram de ramos plurais, como comércio de roupas, lan house, padaria, salão de beleza, barbearia, comércio de artigos e alimentos para pets, lojas de artigos elétricos, bar e lanchonete.

Sobre mais apoios