O nosso lugar na transformação social

O ano de 2023 foi marcado por um misto de esperanças e desafios. Representou uma jornada de reconstrução e superação, em que vislumbramos a possibilidade de um futuro mais promissor em nosso país. No entanto, também nos confrontou com a realidade de que a mudança social demanda tempo, esforço, inovação e muita colaboração.

Inicialmente, depositamos nossas esperanças na certeza de que havia espaço e vontade pública para reconstruir um país mais justo. Contudo, logo nos deparamos com o fato de que a complexidade e a velocidade das transformações em diversas esferas da sociedade mudaram, e as aspirações de reconstrução nacional nem sempre levaram suficientemente em conta a densidade dessas mudanças.

Surgiram novas questões que exigem respostas igualmente inovadoras: desde como lidar com atos de vandalismo contra nossos patrimônios democráticos preservando os direitos civis e o senso de justiça, passando pelo enfrentamento das emergências climáticas, até a promoção da inclusão produtiva nas periferias em um mundo cada vez mais tecnológico, flexível e plataformizado.

É evidente que nosso antigo menu de alternativas não é mais suficiente para responder a esses novos desafios. Na Fundação Tide Setubal, entendemos que, nesse contexto, é chegado o momento de adotar uma abordagem mais colaborativa e multissetorial, envolvendo governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos comuns. Somente assim poderemos enfrentar os desafios de forma eficaz e pavimentar de maneira consistente o caminho para a construção de um país efetivamente mais justo.

Não é apenas um discurso de que precisamos realizar ações coletivamente porque os problemas são conjuntos. Trata-se de reconhecermos que a complexidade das questões em jogo requer uma análise abrangente e uma ação coordenada em múltiplas frentes, caso contrário, algumas das grandes mazelas que vivemos simplesmente não têm saída. Isso implica colocar de lado certezas e modelos do passado e promover iniciativas que envolvam diferentes atores no processo de inovação social.

Portanto, as esperanças trazidas em 2023 serviram como um convite para a construção coletiva de ações que ajudem a semear mudanças na forma de atuar, tanto no setor público quanto no privado, fortalecendo nossa capacidade de, como sociedade, construir respostas práticas e contínuas para um projeto de país mais justo. Esse foi um dos focos da Fundação Tide Setubal em 2023. Agir sabendo que os resultados vão para além de um ano, de um mandato ou de um período de projeto.

Assim, participamos ativamente da formulação de políticas públicas sensíveis a questões de raça e gênero, promovendo mudanças na metodologia do planejamento de estados e municípios e formando gestores para a implementação e o monitoramento desses instrumentos. Além disso, apoiamos ativamente as ações da recém-criada Secretaria Nacional de Periferias no Ministério das Cidades, um órgão fundamental para colocar os sujeitos das periferias urbanas no centro da formulação e implementação de políticas públicas.

Entendemos que parte importante da nossa contribuição nesses espaços vem da prática local, nossa presença permanente no território do Jardim Lapena, em São Paulo. Ali nos comprometemos com a busca contínua por soluções e pela construção de um bairro mais saudável e mais justo. Em 2023, esse compromisso se fortaleceu com o amadurecimento do território em diversos aspectos. Depois de anos de mobilização e planejamento, foram realizadas importantes licitações de obras públicas que devem colocar o bairro numa trajetória de melhoria significativa da sua infraestrutura. Aprimoramento nos espaços de convívio, nas ruas, calçadas e praças, uma nova UBS e a promessa da obra que elimina o alagamento, que anualmente afeta os moradores do bairro, foram algumas das conquistas do ano que animaram a população local.

Diante dos avanços, a população não se acomodou, ao contrário, buscou intensificar ainda mais sua organização, criando modelos inovadores e multicêntricos de gestão local. Foram criados grupos de trabalho para diversas áreas – cultura, juventude, infraestrutura, economia solidária, sustentabilidade, imigrantes – que, em conjunto com diferentes organizações locais, colocaram em movimento ações em múltiplas frentes, de alimentação saudável, passando por eventos culturais, e chegando a um projeto de melhoria urbana para as áreas mais vulneráveis. Um exemplo de planejamento territorial amplo, colaborativo e baseado em evidências. O Jardim Lapena é, sem dúvida, uma inspiração sobre as possibilidades de se fazer mais e melhor para benefício de vida nos territórios.

Uma das chaves para os resultados no Jardim Lapena é, sem dúvida, o protagonismo da comunidade local ao longo de todo o processo. Transformar as hierarquias de tomada de decisão e subverter padrões de distribuição do poder é fundamental para incorporar uma força imprescindível ao projeto de justiça social em nosso país: as pessoas.

Não é possível falar de pessoas e não ressaltar que colocar em movimento novas práticas e melhores respostas ao nosso tempo histórico significa ter uma atitude contundente rumo à equidade racial. Organizações de origem branca, como a Fundação Tide Setubal, têm a obrigação de promover ativamente ações para que um projeto de país que se deseje, de fato, mais próspero parta da equidade racial.

Ao longo de 2023, seguimos em nossos apoios a diversas organizações e lideranças negras por meio dos fomentos, realizamos eventos, produção de conteúdo audiovisual e outras iniciativas de incentivo ao debate sobre a importância da promoção da diversidade nos espaços de decisão e poder. Implementamos uma ferramenta de acompanhamento de compromissos institucionais pela equidade racial, em conjunto com organizações parceiras, que tem ajudado a identificar e monitorar as boas intenções, para que se materializem em transformações reais dentro das organizações.

Reorganizar os sistemas de governança para ampliar a diversidade de perspectivas, fazendo conviver no centro de tomada de decisão todos os nossos Brasis – negro, indígena, imigrante, do sertão, do cerrado, da favela e do asfalto –, talvez seja a principal tarefa do nosso tempo. Para fazer diferente, é preciso que o poder seja exercido de maneira diferente. Precisamos mudar de lugar.

À medida que refletimos sobre os desafios e conquistas de 2023, reconhecemos que a mudança real é um processo contínuo e dinâmico. Convidamos você a refletir conosco sobre os passos dados até aqui e se unir a nós nessa jornada de esperança e renovação, comprometidos com a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável para todas as pessoas.

Mariana Neubern de Souza Almeida, Diretora Executiva
Mariana Neubern de Souza Almeida