Os programas de influência da Fundação Tide Setubal implementaram ações diversas e ingressaram em diferentes redes para sensibilizar atores diversos da sociedade civil para o enfrentamento das desigualdades.

Programas de Influência

Pluralidade, influência, diálogo e incidência

Orçamento público, infraestrutura estrutural das cidades, defesa da democracia, inclusão produtiva, centralidade das pautas raciais e de gênero: todos esses aspectos têm, de modo indiscutível, papéis estratégicos no desenvolvimento de ações no enfrentamento das múltiplas dimensões das desigualdades e são temas centrais da atuação dos programas de influência da Fundação Tide Setubal.

Em 2023, esses programas colocaram em prática, a partir de novas estratégias e diretrizes relativas à articulação institucional e com as demais organizações atuantes nos seus respectivos segmentos de influência, ações multidisciplinares para enfrentar diversas dimensões das desigualdades existentes na estrutura e no tecido social.

Algumas dessas iniciativas, que invariavelmente passam pela sensibilização de diversos segmentos e atores da sociedade civil, contemplam o papel do orçamento público como instrumento para a garantia de direitos e a promoção da equidade; e a mobilização com o poder público para viabilizar obras essenciais para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população do Jardim Lapena.

Outras dimensões sobre as quais os programas de influência da Fundação Tide Setubal objetivam incidir abrangem a promoção de práticas sustentáveis para o desenvolvimento econômico do Jardim Lapena e demais territórios, ao considerar a inclusão produtiva e as necessidades sociais das populações dos respectivos espaços. Idem a aproximação desses mesmos grupos da realidade política, ao evidenciar os seus papéis e potencialidades para influenciar o poder público a considerar as suas respectivas demandas – e, consequentemente, fortalecer o tecido democrático.

Fabiana Tock, Coordenadora do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano
Fabiana Tock
Coordenadora do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano
Kenia Antonio Cardoso, Coordenadora do Programa Nova Economia e Desenvolvimento Territorial