Participação no desenvolvimento social e local

Área de Prática de Desenvolvimento Local promove ações diversas em prol da evolução do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, em âmbitos socioeconômico e infraestrutural.

O Galpão ZL, espaço de presença da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, desenvolveu ações referentes a valores de convivência, governança e liderança. As atividades realizadas buscaram transformar a realidade do bairro por meio do fortalecimento de sujeitos que lá vivem. Consequentemente, elas visavam estimular o empoderamento e o pertencimento comunitário, além do exercício da cidadania.

Uma das estratégias implementadas dentro dessa lógica foi a criação de grupos de trabalho (GTs) voltados a segmentos específicos. A partir dos temas meio ambiente e sustentabilidade, cultura, e economia solidária, moradores se organizaram baseados em diagnósticos realizados pela equipe que está à frente do Plano de Bairro do Jardim Lapena.

Desse modo, o GT de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu o desenvolvimento de, no total, quatro hortas em organizações locais e uma em espaço público. Esses espaços foram organizados para apresentar soluções que contribuam para o acesso à alimentação adequada e sustentável no Jardim Lapena. Um dos projetos relacionados e criados para colocar alimentação e sustentabilidade no centro do debate produtivo é o +Lapena Renda Alimentar, que visa criar soluções
que contribuam para a alimentação adequada e sustentável das comunidades locais.

Já o GT de Cultura esteve à frente de sete edições do Festival Cria na Vila, evento multicultural realizado no Galpão ZL que visa promover os trabalhos de artistas do próprio Jardim Lapena, assim como de São Miguel Paulista, do bairro União de Vila Nova e demais locais próximos. As edições do Festival Cria na Vila tiveram os seguintes temas:

• Maio: Revoada Terapia, com foco na produção cultural por meio do funk;
  • Junho: Funk Pagodão, ao promover intercâmbio entre artistas de ambas as vertentes musicais;
  • Julho: Tributo ao Nordeste, com atrações musicais ligadas a forró e piseiro, assim como a culinária típica e contação de histórias;
  • Agosto: Entre Becos e Vielas, com mostra teatral e arte de rua com foco em grupos e artistas do território, a partir de atrações voltadas ao público infantil;
  • Setembro: Back Art Party, com discotecagem voltada ao rap e ao hip hop;
  • Outubro: Afrobrasilidades, com atividades multidisciplinares voltadas à valorização da cultura e da religiosidade afro-brasileira;
  • Novembro: Moda Estética Favela, ao promover feira e mostra de empreendedoras e empreendedores atuantes nos segmentos de estética, beleza e moda da periferia.

As sete edições do Festival Cria na Vila tiveram também influência na atividade econômica da região, por exemplo, por meio do uso de duas cozinhas instaladas no espaço, as quais podem ser utilizadas por até quatro pessoas empreendedoras atuantes no bairro.

Além da articulação para promover o trabalho de artistas do Jardim Lapena, assim como a integração com a atividade econômica no território, o intercâmbio para assimilação de experiências esteve também no radar do GT de Cultura em 2023. Entre projetos e eventos com esse teor, representantes do grupo estiveram presentes também na edição 2023 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que aconteceu em novembro.

Outro grupo que merece destaque é o GT de Economia Solidária, grupo que priorizou, em 2023, participar de visitas a organizações que abordam o mesmo tema, para poderem implementar, em 2024, iniciativas práticas para estimular o desenvolvimento econômico sustentável no Jardim Lapena.

Por fim, podem ser destacados também os seguintes GTs:

• Reurbanização do Baixo Lapena;
  • Infraestrutura, cuja ação em 2023 consistiu em colaborar para a realização de melhorias no trajeto do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do Jardim Lapena;
  • Imigrantes, voltado à integração das comunidades em diásporas haitiana e boliviana habitantes do bairro. O GT organizou a Festa da Bandeira e a produção de informes com informações traduzidas para cidadãs e cidadãos que têm dificuldade para se comunicar em língua portuguesa.

Ao contemplar a abrangência multissetorial dos GTs e os consequentes impactos positivos causados no território, pode-se considerar que, logo no primeiro ano de existência, tais grupos mostraram poder de incidência no território, seja para propor e implementar a resolução de problemas, seja para engajar a comunidade do Jardim Lapena no dia a dia do bairro. Além disso, a organização e a articulação por meio de tais segmentos estimulam o protagonismo político de cidadãs e cidadãos que os integram – inclusive para que apresentem suas demandas para o poder público.

Comunicar, informar e conviver

A comunicação com a comunidade do Jardim Lapena tem também papel estratégico nas ações de convivência e governança no território. Nesse sentido, pode-se destacar a veiculação de boletim com as iniciativas de mobilização e organização comunitárias, assim como o Bike Som – nesse caso, para disseminar informações sobre acontecimentos do bairro e do Galpão ZL.

Além disso, as redes sociais têm espaço de destaque, por meio da veiculação, no perfil da Fundação Tide Setubal no Instagram, de stories sobre o cotidiano do Galpão ZL e de vídeos em formato Reels – ou seja, de curta duração.

Os pontos gratuitos de wi-fi, disponíveis por meio de parceria com a multiplataforma de marketing Wifi-fí, conectaram 11.387 pessoas durante 2023. Ainda, o serviço registrou 195.241 conexões.

Por fim, pode-se destacar também a automação de Gal, o bot do Galpão ZL no WhatsApp. Por meio do mecanismo, mais de 5 mil pessoas estão ativas no grupo do Galpão ZL na plataforma em questão e recebem disparos semanais com informes sobre ações realizadas no espaço.