Desenvolver a estrutura local

Por meio de parcerias e ações em conjunto com entes de diversos segmentos, a área de Prática de Desenvolvimento Local esteve em articulações para viabilizar obras estruturais no Jardim Lapena.

O entendimento de que a infraestrutura dos territórios contribui diretamente para o bem-viver, a geração de oportunidades econômicas e sociais para a população local, inclusive por meio de equipamentos e serviços de qualidade disponíveis no território é um importante ponto de reflexão. No cenário das periferias brasileiras ocorre o oposto do que acontece nas regiões centrais das cidades, os investimentos são realizados prioritariamente nestas últimas.

Esse cenário, também visível no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, requer a união de esforços de atores diversos da sociedade civil organizada, passando por Estado, terceiro setor e empresariado.

Nesse sentido, as ações voltadas a melhorias na infraestrutura do território, como para saneamento básico e readequação de vias públicas, mostram a importância da participação e da mobilização de moradoras e moradores do Jardim Lapena para que haja melhorias infraestruturais e na qualidade de vida no território.

Mergulhar, criar e programar

Uma das ações articuladas pela Fundação Tide Setubal com o poder público, por meio da área de Prática de Desenvolvimento Local e do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano, consistiu nas obras
para canalização e drenagem do córrego do Jardim Lapena e no desenvolvimento de sistema para controle de cheias.

Foram correalizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a Secretaria de Obras e de Urbanismo e Licenciatura (SMUL) e têm como objetivo mitigar os efeitos das inundações no Jardim Lapena.

O projeto da obra, cuja inspiração veio de demandas de moradoras e moradores participantes do Plano de Bairro do Jardim Lapena, foi elaborado pela Fundação Tide Setubal e entregue para execução da Prefeitura de São Paulo, por meio da SIURB e da SMUL. As intervenções começaram em outubro de 2023 e têm sua conclusão prevista para 2024.

Por caminhos mais seguros

Outra ação colocada em prática para melhorar a qualidade de vida da população do Jardim Lapena e a infraestrutura do bairro consiste nas obras de requalificação urbana. As intervenções têm como objetivo garantir que haja melhor caminhabilidade no bairro por meio da requalificação de espaços públicos, como ruas e praças.

Elas são também articulação da área de Prática de Desenvolvimento Local e do Programa Cidades e Desenvolvimento Urbano da Fundação Tide Setubal com a Prefeitura de São Paulo, por meio da SIURB e da SMUL.

A base das intervenções foi a articulação dos caminhos entre os equipamentos públicos e sociais instalados no Jardim Lapena. Um segmento das obras, realizado na estação da Linha 12 – Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), visa facilitar o acesso ao centro de São Miguel Paulista.

Além disso, ruas estratégicas para o fluxo de pessoas no bairro receberão, entre outras melhorias, novas redes de drenagem, pavimentação, requalificação das calçadas e canteiros permeáveis. As obras preveem também a inclusão de sistema de iluminação, paisagismo e novo mobiliário urbano – ou seja, bancos, mesas de piquenique, paraciclos, balizadores, entre outros elementos. As obras vêm ocorrendo e ocorrerão nas seguintes ruas:

• Serra da Juruoca;
  • Doutor Almiro dos Reis;
  • Rafael Zimbardi;
  • Pascoal Zimbardi;
  • Luiz do Couto;
  • Serra do Salitre.

Ainda, as obras de requalificação urbana e caminhabilidade no território contemplam reformas em praças e largos do Jardim Lapena. Um dos espaços onde as obras acontecerão é a Praça do Mutirão, situada na Rua Miguel Lazzari. O local passará a contar com quadra poliesportiva, novo mobiliário urbano, sistema de iluminação e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Por fim, a Praça Ermida e os largos Berigan e Guariguaçu serão também requalificados.