Área de Prática de Desenvolvimento Local promove ações diversas em prol da evolução do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, em âmbitos socioeconômico e infraestrutural.

Prática de Desenvolvimento Local

Múltiplas frentes no desenvolvimento do Jardim Lapena

Promover o desenvolvimento do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, por meio de ações e projetos que tenham aspectos humanitários, econômicos e urbanísticos como pontos centrais. Essa é a lógica que norteia a atuação da equipe de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo situado na região de São Miguel Paulista.

Em 2023, o trabalho contemplou, entre outras coisas, incentivar o protagonismo e a participação política da população do Jardim Lapena. A partir de demandas identificadas por meio do colegiado do Plano de Bairro, surgiram grupos de trabalho (GTs) atuantes em segmentos diversos, e, com particularidades, convergem em favor do desenvolvimento do território.

Além disso, cursos para aperfeiçoamento profissional objetivaram preparar moradoras e moradores da zona leste para ingressar no mercado de trabalho – idem para ascender profissionalmente. Quando o assunto é a área socioeconômica, ações colocadas em prática no decorrer de 2023 visaram também fomentar a circulação de dinheiro no território.

Ainda nessa trilha, empreendedoras e empreendedores do Jardim Lapena receberam apoios em frentes variadas, por meio de reformas na infraestrutura de seus respectivos negócios, participação nas atividades realizadas no Galpão ZL e presença nos eventos com atuação e venda de seus produtos na área gastronômica do espaço.

Finalmente, a melhoria da infraestrutura do Jardim Lapena focada no bem-viver de moradoras e moradores foi um dos principais pontos de atenção para a equipe de Prática de Desenvolvimento Local. Nesse sentido, articulações com segmentos diversos da sociedade civil, passando por poder público, campo do ISP e lideranças territoriais, foram realizadas para que obras essenciais demandadas pela população, voltadas à requalificação de vias e calçadas, assim como ao saneamento básico, pudessem ser colocadas em prática.

Andrelissa Teressa Ruiz, Coordenadora
Andrelissa Teressa Ruiz