Logo Fundação Tide Setubal

Sobre apoiar e sensibilizar a sociedade civil

Apoio a núcleos de pesquisa e a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) estiveram no radar da área de Fomento a Agentes e Causas em 2023.

Um dos eixos centrais para a atuação da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal diz respeito ao apoio a núcleos de pesquisa. Isso explica-se pela busca contínua por novos eixos de conhecimento sobre a dinâmica territorial das grandes cidades brasileiras.

Em linhas gerais, 108 organizações e lideranças contaram com repasses feitos diretamente para elas, cujo valor total foi de R$ 9.541.060,37.

Desse modo, as contribuições contemplaram instituições voltadas a segmentos como pesquisa científica, campo do Investimento Social Privado (ISP), fortalecimento de lideranças, organizações e redes e saúde mental.

Ainda, entes ligados ao desenvolvimento de soluções para as periferias, comunicação de causas, assim como a atuação no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo, estiveram no radar da área de Fomento a Agentes e Causas em 2023.

Pesquisa científica

Em 2023, a Fundação Tide Setubal apoiou 14 instituições ligadas à pesquisa científica em segmentos variados, cujo repasse total foi de R$ 1.741.331,42.

Uma das organizações apoiadas com esse propósito foi a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com o objetivo de possibilitar a criação de um observatório de impactos das ações afirmativas para divulgação de dados. O foco dirigiu-se, desse modo, para o subsídio à sociedade civil e a agentes políticos para a construção, o fortalecimento e/ou a implementação das ações afirmativas voltadas à população negra no Brasil.

Outras organizações apoiadas foram a Purpose, por meio da criação do Laboratório de Impacto Gamer (LIGA), que tem por finalidade promover a ocupação de espaços gamers de sociabilidade para estimular a participação social e o combate a discursos extremistas; e o site jurídico Jota, para o desenvolvimento de estudo sobre as origens da polarização no Brasil.

Pode-se destacar também o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), que apoiou a produção da pesquisa Novas Formações de Vida Coletiva nas Periferias de São Paulo: Mães Solo, Pais Ausentes, Violência e Circulação de Moradias; e o Grupo de Pesquisa Sociedade, Espaço e Política (SOPAPO), pertencente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da produção da pesquisa Geopolítica e Desenvolvimento Desigual no Brasil: voto, território e classe.

Os núcleos de pesquisa fomentados em 2023 foram o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade), ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo (FAUUSP), para a produção de projeto sobre cartografia experimental de territórios populares habitados, de modo majoritário, por pessoas negras; e a organização Em Movimento, no que diz respeito à produção de estudos sobre o panorama das juventudes negras em territórios periféricos.

Perspectiva multimeios
Outra linha de fomento contemplada em 2023 abrangeu o eixo de comunicação de causas. Nesse sentido, por meio do apoio direto, quatro organizações receberam repasses que totalizaram R$ 317.500.

No que diz respeito à linha de fomento relativa ao fortalecimento de lideranças, o valor total repassado em 2023 para organizações atuantes com esse propósito foi de 1.384.968,88, recurso que possibilitou o oferecimento de bolsas de estudos a pessoas negras em diferentes momentos da sua trajetória pessoal, profissional e educacional. Quando se fala na linha de fomento voltada à saúde mental, tal montante disse respeito a R$ 849.800.

No que diz respeito à linha de fomento voltada à potencialização de organizações e redes, o valor de
R$ 2.234.500 foi destinado ao suporte de 26 organizações cujos campos de incidência passavam por educação, esfera judiciária, comunicação, liderança comunitária, pesquisa e apoio à inclusão produtiva.

Outra área apoiada envolve o campo do Investimento Social Privado (ISP), cujo foco esteve no enfrentamento das desigualdades e questões voltadas a raça, gênero e territórios. Nessa trilha, a área de Fomento a Agentes e Causas apoiou 17 organizações dentro dessa linha – o valor total foi de R$ 1.899.777,07.

Quanto ao segmento voltado ao desenvolvimento de soluções para periferias, os repasses para três organizações atuantes nesse segmento totalizaram R$ 185.000.

Por fim, os repasses para organizações e lideranças atuantes no desenvolvimento do Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo onde está situado o Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, totalizaram R$ 928.183.