Logo Fundação Tide Setubal

Assegurar estrutura, estabilidade e impacto

Terceiro ano da Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente disponibilizou mais de R$ 900 mil para organizações apoiadas.

Ao dialogar com a missão da área de Fomento a Agentes e Causas da Fundação Tide Setubal, segundo a qual o objetivo consiste em fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, o Matchfunding Enfrente promoveu o financiamento coletivo de projetos atuantes nas periferias brasileiras.

Realizada pelo terceiro ano na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, a Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente, que foi lançada em 2020 para apoio a organizações com foco de atuação perene nos seus respectivos territórios, consistiu em convocar projetos estruturantes, ou seja, capazes de solucionar problemas urbanos e socioeconômicos existentes nos territórios periféricos e, portanto, que pudessem realizar ou apoiar transformações nesses mesmos espaços.

Desse modo, 11 organizações estiveram aptas a participar do financiamento coletivo em dose tripla – ou seja, a cada R$ 1 doado por pessoas colaboradoras, o Fundo Enfrente aportava outros R$ 2. Dentro dessa lógica, todas elas captaram, no total, R$ 911.675 durante os períodos em que suas respectivas campanhas estiveram disponíveis – e 1.066 pessoas fizeram doações para que pudessem alcançar os seus respectivos propósitos.

A saber, as 11 organizações apoiadas por meio da Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente foram:

• Sebo do Gueto em Rede;
  • Pretos que Voam;
  • Em Frente com o Prevê;
  • Jovens Hackers;
  • Afroaporte;
  • Adote um Canteiro;
  • Subúrbios (Fluxos Urbanos);
  • Projeto CataRua;
  • Colonus: Agricultura Sustentável na Amazônia;
  • Preparando o Novo Futuro – a educação na mão da periferia;
  • Casa Afrolatinas.

Vale destacar que, no terceiro ano da Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente, o Fundo Enfrente contou com participações de Fundação Tide Setubal, Instituto Galo da Manhã, Fundação Arymax, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e Instituto Humanize.

Sobre impactos e transformação

As organizações apoiadas por meio da Onda Estruturante do Matchfunding Enfrente atuaram sobre os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU):

• Erradicação da pobreza (ODS 1);
  • Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2);
  • Educação de qualidade (ODS 4);
  • Igualdade de gênero (ODS 5);
  • Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8);
  • Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9);
  • Redução das desigualdades (ODS 10).