Diversificar e incluir de modo contínuo

Em parceria com as demais áreas e programas de influência, a área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal coloca em prática ações para promover a diversidade e a inclusão

A adoção de medidas voltadas à promoção da diversidade e da inclusão na Fundação Tide Setubal tem papel central para o desenvolvimento dos projetos colocados em prática e para nortear articulações com as demais Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e com o campo do Investimento Social Privado (ISP). Em 2023, o Comitê de Diversidade e Inclusão renovou sua composição com o objetivo de promover a ampliação de perspectivas e reforçar a pluralidade em sua composição.

Destacou-se, também, a realização de atividades para formação e sensibilização da equipe. Uma delas foi correalizada com o Canal de Acolhimento da Fundação Tide Setubal, espaço cuja missão consiste em proteger direitos e realizar encaminhamentos para resolução de episódios de preconceito e discriminação envolvendo a equipe. A atividade, que foi capitaneada por Laura Lanari, psicanalista, advogada e mediadora de conflitos, abordou o tema A Escuta do Conflito na Pele: o que temos a ver com isso?. O mote da formação trouxe à tona a dimensão da escuta e as formas sutis de reprodução de preconceitos.

A outra formação organizada pelo Comitê de Diversidade e Inclusão teve como objetivo colocar a equipe em contato com o uso de linguagem neutra no cotidiano. A roda de conversa foi capitaneada por Pri Bertucci, artista social, educadore e pesquisadore da área de diversidade há pelo menos duas décadas, cocriador da linguagem neutra em língua portuguesa (Sistema Ile/Dile) e autore do Dossiê da Linguagem Neutra e Inclusiva.

Dialogar de modo contínuo

Outra frente de atuação relativa ao Comitê de Diversidade e Inclusão consistiu em diálogos para sensibilização sobre a importância de se ampliar a abrangência da equidade racial nas práticas e estruturas organizacionais de instituições do campo do ISP.

Por meio de atuação conjunta com o Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, a área de Desenvolvimento Organizacional envolveu-se em diálogos com organizações do ISP para compartilhar aprendizados relacionados ao trabalho do Comitê de Diversidade e Inclusão. Idem em colocar em prática estratégias para inspirá-las a aplicar tais diretrizes em suas respectivas rotinas.

Desse modo, os diálogos ocorreram com as seguintes organizações:

• Insper, em março;
  • Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em maio;
  • Cenpec, em maio;
  • Umapaz, em maio;
  • Evento Café com Soluções, do GIFE, em agosto. Estiveram presentes 20 pessoas de sete instituições a este evento;
  • SimbiOsc (Encontro de Letramento de Equidade Racial), em agosto.
    O evento contou com participações de 25 pessoas;
  • Instituto Sou da Paz, em setembro;
  • Fundação FEAC, em setembro;
  • Porticus, em setembro.

Confira, nos textos a seguir, informações detalhadas sobre a atuação da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal no decorrer de 2023.