A área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal disponibiliza recursos em frentes diversas para fortalecer o trabalho das respectivas áreas e programas de influência.

Desenvolvimento Organizacional

Estrutura e suporte para o enfrentamento das desigualdades

Atuar de modo transversal para apoiar o trabalho multidisciplinar da Fundação Tide Setubal no enfrentamento das desigualdades. Esse é um princípio fundamental para a atuação da área de Desenvolvimento Organizacional para viabilizar, em âmbitos financeiro e procedimental, o trabalho multidisciplinar das demais áreas e programas.

Desse modo, para além do suporte em caráter administrativo para estruturar parcerias com as demais organizações e colocar em prática os diversos projetos – inclusive descritos neste relatório anual –, a área de Desenvolvimento Organizacional colocou em prática a distribuição orçamentária para as seguintes linhas de atuação.

O orçamento executado pela Fundação Tide Setubal em 2023,
por meio da área de Desenvolvimento Organizacional, foi de
R$ 32.902.455. Esse montante foi composto por:

• 23% relativos aos programas realizados pela Fundação;
  • 41% referentes às linhas de fomento;
  • 11% para infraestrutura e operações institucionais;
  • 25% voltados ao investimento em recursos humanos.

Para além da infraestrutura e do contexto financeiro propriamente ditos, a área de Desenvolvimento Organizacional teve atuação estratégica também para a implementação de diretrizes pautadas na equidade em âmbitos racial, de gênero e socioeconômica e territorial.

Uma das ações com esse propósito diz respeito à intensificação de valores estruturantes para a Política de Diversidade e Inclusão, em aspectos como a contratação de profissionais e a realização de parcerias em todas as áreas que contemplassem a paridade racial e de gênero.

Além disso, essa lógica é refletida na composição da própria equipe e nos diálogos frequentes e contínuos com as demais Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o campo do Investimento Social Privado (ISP). O foco está, nesse caso, na sensibilização e adoção de práticas pautadas por tais premissas.

Mirene Rodrigues São José, Gerente de Desenvolvimento Organizacional
Mirene Rodrigues São José
Gerente de Desenvolvimento Organizacional

Confira, nos textos a seguir, informações detalhadas sobre a atuação da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal no decorrer de 2023.