Decolonialidade como valor desta geração

Temporada 6 do podcast Essa Geração abordou dimensões diversas relativas à decolonialidade; projeto foi idealizado em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Mostrar a presença da decolonialidade em diversos contextos e áreas das nossas vidas. Evidenciar a importância da construção de saberes e caminhos para além da perspectiva eurocêntrica. Esses pontos nortearam a produção da sexta temporada do podcast Essa Geração, cujo tema central – e fio condutor – foi a decolonialidade. Os cinco episódios foram produzidos por jovens do curso de Multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra, parceiro desta edição.

Mais do que falar sobre as múltiplas dimensões da decolonialidade no cotidiano, o podcast Essa Geração tem como objetivo mostrar a potência das juventudes ao mostrar como elas podem ser agentes das suas próprias trajetórias.

“A leitura sobre decolonialidade, a partir das escolhas narrativas de cada participante dessa produção, é um modo de mostrar a compreensão e o olhar das juventudes periféricas, uma das diretrizes da comunicação na Fundação.”

Fernanda Nobre, gerente de comunicação da Fundação Tide Setubal

Outro ponto fundamental do desenvolvimento da temporada 6 do podcast Essa Geração diz respeito à construção coletiva. Essa lógica foi o vetor para o desenvolvimento de episódios multidisciplinares sobre as diversas camadas da decolonialidade no dia a dia.

Natália de Sena Carneiro, coordenadora de redes sociais e
comunicação institucional do Geledés – Instituto da Mulher Negra

O que é decolonialidade?
O episódio de abertura foi voltado à decolonialidade e ao olhar atento da juventude negra diante dos processos de subalternização que permeiam diversos campos sociais. Desse modo, significou um convite à compreensão de como diferentes gerações estão dedicadas a desconstruir os padrões hegemônicos que diminuem o valor das identidades diaspóricas e subalternas.

Educação decolonial
O segundo episódio promoveu diálogo com Tânia Portella, pesquisadora e doutora em estudos de raça e educação. Por meio de análises profundas e reflexões inspiradoras, teve como objetivo estimular a transformação a partir da educação.

Lideranças emergentes decoloniais
O episódio 3 retratou os diferentes papéis de jovens negros na influência das comunidades das quais fazem parte e as reflexões sobre o impacto que suas vozes têm na representatividade periférica por meio de transformação social. Participaram Miguel Benigno, fotógrafo e cofundador do Di Quebra Podcast, e Vinicius Santana (Vinaum), criador da página Quebrada Cult e mestrando em filosofia política.

Tecnologia decolonial
O diálogo, que passou pela importância de se questionar a decolonialidade na área tecnológica, contou com participação da cientista e hacker antirracista Nina Da Hora. O programa retratou possibilidades para hackear a tecnologia e, assim, promover maior igualdade racial e justiça social.

Emprego e decolonialidade
O episódio de encerramento colocou no centro do debate a importância da economia coletiva e solidária na sociedade, principalmente em grupos vulneráveis. Foram entrevistadas a trancista e ativista Evelyn Daisy e Fernanda Chagas, da organização cooperativa Fazemos. Ambas falaram sobre suas experiências com seus projetos sociais de acolhimento e auxílio social e ativismo.

Sobre a audiência

Desde a sua estreia, em 19 de julho de 2023, até 31 de dezembro do mesmo ano, a temporada 6 do podcast Essa Geração contou com 2.867 ouvintes. De acordo com levantamento disponibilizado pelo Spotify for Podcasters, da plataforma de streaming sueca em questão, o projeto teve 407% mais audições do que a média de podcasts sob o mesmo guarda-chuva temático.

Confira a seguir quantas vezes cada um dos episódios foi ouvido:

• O que é decolonialidade?: 891 ouvintes;
  • Educação decolonial: 583 ouvintes;
  • Lideranças emergentes decoloniais: 393 ouvintes;
  • Tecnologia decolonial: 314 ouvintes;
  • Emprego e decolonialidade: 686 ouvintes.

Confira, a seguir, de modo aprofundado, quais foram as ações implementadas em 2022 pela área de Prática de Desenvolvimento Local.