A área de Comunicação da Fundação Tide Setubal desenvolveu, em 2023, ações multidisciplinares para divulgar o enfrentamento das desigualdades e promover narrativas para além dos grandes centros brasileiros.

Sobre criar pontes e amplificar o alcance de vozes

Criar e implementar estratégias para criar pontes e promover diálogos com setores diversos da sociedade civil sobre a urgência no enfrentamento das desigualdades. Estes são pontos centrais no trabalho da área de Comunicação da Fundação Tide Setubal para colocar em evidência os projetos e as iniciativas desenvolvidos pela organização. Idem mostrar como a relação intrínseca existente entre a promoção da equidade e o fortalecimento da democracia, assim como a extrema importância da defesa de estruturas e valores democráticos.

Nesse sentido, a área de Comunicação colocou em prática ações para maximizar o alcance e o impacto na divulgação de iniciativas institucionais, assim como na produção de conteúdos de causa que evidenciassem valores fundamentais para a sua atuação.

Quanto ao Enfrente, canal da Fundação no YouTube, os vídeos tiveram 444,7 mil visualizações em 2023. Além disso, o espaço terminou o ano com 17,3 mil pessoas seguindo-o, sendo que 10.983 corresponderam a novas inscrições.

Nas redes sociais, a Fundação Tide Setubal apresentou crescimento em comparação com 2022. Para se ter uma ideia, no Instagram, a Fundação teve alcance total de 10.220.197 visualizações, ante 3.345.006 views em 2022. Em termos de quantos perfis seguiam a fundação, em 2023, esse número foi superior a 22 mil, ao passo que esse patamar foi de 12,4 mil em 2022.

Quando se fala no LinkedIn, a página da Fundação encerrou 2023 com 9.106 pessoas e organizações seguindo-a, além de que suas publicações, relativas às múltiplas dimensões no enfrentamento das desigualdades, tiveram 139.908 impressões – no caso, quantas vezes foram vistas.

No que diz respeito ao site, as suas páginas tiveram 203.192 visualizações. Para efeito de comparação, o somatório de visualizações das páginas da Fundação Tide Setubal em 2022 foi de 126.731.

Ainda no que diz respeito ao alcance midiático das ações da Fundação Tide Setubal em 2023, as inserções em veículos jornalísticos em dinâmica multimeios – impressa, online, televisiva ou radiofônica –, por meio da participação de pessoas responsáveis pelas lideranças das áreas e programas que compõem a sua estrutura, tiveram espaço estratégico para intensificar o alcance para múltiplos segmentos sociais. No total, as ações da Fundação Tide Setubal computaram 559 inserções midiáticas no ano.

Além disso, a área de Comunicação da Fundação Tide Setubal desenvolveu projetos para a produção de conteúdo e de novas narrativas a partir das juventudes das periferias.

Nesse sentido, destaca-se a sexta temporada do podcast Essa Geração, produzida por jovens alunas e alunos do curso de Multimídia do Geledés – Instituto da Mulher Negra e abordou dimensões sociais variadas sobre decolonialidade.

No campo do audiovisual, a terceira temporada da websérie Ancestrais do Futuro colocou a memória e a ancestralidade em papel de destaque. Com cinco episódios produzidos, a websérie foi lançada em evento no Itaú Cultural em São Paulo. Os episódios, disponíveis no canal Enfrente, totalizam 38.759 visualizações até 31 de dezembro de 2023

Fernanda Nobre, Gerente de Comunicação
Fernanda Nobre