Pelo cuidado contínuo com a equipe

Ações da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal têm como objetivo assegurar o bem-estar da equipe.

A área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal tem atuação estratégica para e transversal para a estruturação de todas as demais áreas e dos programas de influência da Fundação Tide Setubal e possibilitar a realização dos projetos e das iniciativas no enfrentamento das desigualdades.

Diversidade é um dos focos de atuação da área. Em 2023, a equipe da Fundação Tide Setubal contemplou as seguintes composições em âmbitos racial, de gênero e territorial, de acordo com o censo interno:

• 16 profissionais autodeclaradas negras (3 pardas e 13 pretas)
    e 13 pessoas brancas;
  • 18 mulheres, 10 homens e 1 pessoa travesti;
  • 20 pessoas com origem autodeclarada periférica
    e 9 que não se declararam desse modo.

Ainda sob essa perspectiva, o Conselho Curador é composto por 7 pessoas. Entre elas, 4 (57,1%) são pessoas brancas e 3 (42,9%), negras. Ainda, 5 delas (71,4%) são mulheres, enquanto dois conselheiros (28,6%) são homens.

Para efeito de comparação, de acordo com o Censo GIFE 2022-2023, 99% das organizações contam com pessoas brancas em seus conselhos deliberativos, enquanto 32% têm pessoas negras (19% dos casos com pessoas negras e 13%, pardas) em seus respectivos conselhos.

Plano para o desenvolvimento contínuo

Um dos pontos de destaque na atuação da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal diz respeito à realização do Plano de Desenvolvimento da Equipe (PDE).

Em 2023, o PDE foi aplicado em duas etapas. A primeira fase, que aconteceu no primeiro semestre, consistiu em conversas de profissionais da Fundação Tide Setubal com as lideranças das diversas áreas de atuação.

Os diálogos tinham por base a análise do modo como atuavam e abrangeram aspectos como papéis exercidos, propósitos, forças e recursos, assim como fragilidades e lacunas no desempenho das atividades. Tais fatores serviam de referência, inclusive, para a definição de compromissos e pedidos por parte de profissionais para o aprimoramento de processos e dos seus respectivos desenvolvimentos.

Já no segundo semestre, o PDE consistiu em análise da atuação das lideranças – gerentes, pessoas coordenadoras de áreas e programas de influência e diretoria executiva. Nos casos de lideranças de equipes, seguiu-se o processo em que uma pessoa profissional de outra área da estrutura organizacional da Fundação Tide Setubal entrevistou um grupo de funcionários, que fez uma análise individual da liderança.

A partir da produção de um relatório, a entrevistadora ou entrevistador apresentou os pontos identificados para a liderança. Além disso, as lideranças complementaram o processo com feedbacks da diretoria executiva.

Confira, nos textos a seguir, informações detalhadas sobre a atuação da área de Desenvolvimento Organizacional da Fundação Tide Setubal no decorrer de 2023.