Comunicar para construir pontes e consensos

Ações e projetos da Fundação Tide Setubal ganharam espaço em veículos midiáticos dirigidos a públicos diversos.

A Fundação Tide Setubal vê a sua relação com órgãos de imprensa, com formatos e matizes plurais, como uma medida estratégica para permitir que seus projetos sejam conhecidos por públicos dos mais variados perfis e contextos.

Dentro dessa lógica, iniciativas e projetos da Fundação Tide Setubal foram temas de 559 inserções de mídia em 2023. Entre as reportagens relativas a ações desenvolvidas no decorrer do ano, 515 se relacionaram a mídias online – ou seja, 92% foram veiculadas em sites. Além disso, a Fundação Tide Setubal foi, por meio de suas ações, tema de:

• 28 reportagens em programas televisivos;
  • 9 matérias em jornais impressos;
  • 3 pautas em revistas;
  • 2 programas de rádio;
  • 2 podcasts.

Ao considerar-se a incidência sobre as diversas áreas da Fundação, 390 inserções ocorreram em programas de influência – no caso, cinco programas. Ainda, 123 pautas estiveram ligadas a editais da área de Fomento a Agentes e Causas, e 46 a iniciativas da área de Prática de Desenvolvimento Local.

Na mídia

Com o intuito de tornar conhecidos os projetos idealizados e implementados pelos programas de influência e áreas estratégicas da Fundação Tide Setubal, ao evidenciar o caráter multidisciplinar e plural no enfrentamento das desigualdades socioespaciais e econômicas, projetos direcionados para contextos variados, mas ainda assim complementares, conquistaram espaço na imprensa no decorrer de 2023.

No que diz respeito aos editais, o Edital Territórios Clínicos 2023 foi tema de reportagens em veículos como CBN, Valor Econômico e TV Globo.

Ainda, o II Prêmio Orçamento Público, Garantia de Direitos e Combate às Desigualdades, do Programa Planejamento e Orçamento Público, foi tema de artigo do Nexo Políticas Públicas.

Já o projeto de Habitação de Interesse Social +Lapena Habitar e demais ações de urbanismo social referentes ao Programa Cidade e Desenvolvimento Urbano foram retratados no site casa.com.br, do Grupo Abril, e no jornal O Estado de S. Paulo.

Além disso, o Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades foi tema de reportagens da TV Globo e do Valor Econômico, enquanto ações colocadas em prática no Galpão ZL, como o Festival Tech, o Festival Cria na Vila e o projeto Bike Literária, foram temas de reportagens de Folha de S.Paulo e TV Cultura.

Outras ações que podem ser destacadas são o evento Plataforma Alas em Debate, realizado pelo Programa Raça e Gênero em junho de 2023, e o lançamento da terceira temporada da websérie Ancestrais do Futuro, correalizado pelas áreas de Comunicação e Fomento a Agentes e Causas – os destaques foram para os curtas-metragens lançados pelos coletivos participantes.

Por fim, outro destaque vai para as participações de Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal, como comentarista de edições periódicas do Jornal da Cultura, da TV Cultura.

Confira, a seguir, de modo aprofundado, quais foram as ações implementadas em 2022 pela área de Prática de Desenvolvimento Local.