Diversão, arte, cidadania e protagonismo

Ações do Galpão ZL promovem acesso à população do Jardim Lapena a atividades voltadas ao entretenimento sociocultural.

A contribuição para o desenvolvimento da população para fortalecer as trajetórias de sujeitos dentro e fora do território é um dos eixos centrais da perspectiva da área de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal para o desenvolvimento de projetos no Jardim Lapena, bairro da zona leste de São Paulo.

Dentro dessa lógica, os selos Esporte e Cultura do Galpão ZL, equipamentos em operação no Jardim Lapena, são estratégicos para essa premissa ser colocada em prática.

Nesse sentido, em 2023, o Projeto Toque de Letras, realizado pela Fundação com o apoio da Fifa Foundation, ofereceu aulas de futebol para 159 crianças e adolescentes do Jardim Lapena, entre as quais 19 eram meninas e 140, meninos. Ainda, o projeto alcançou também 78 alunas e alunos do Jardim Miraguaia: 13 meninas e 65 meninos.

Outras atividades realizadas por meio do selo Esporte abrangeram o Projeto Próxima Faixa, voltado à prática de judô. Desse modo,
22 meninas e 35 meninos participam das aulas da arte marcial em questão oferecidas e viabilizadas pelo Galpão ZL. Ainda sobre artes marciais, podem-se destacar também as sessões de capoeira ministradas por Mestre Bailarina, às quais estiveram presentes 35 jovens – 23 meninas e 12 meninos.

Outro projeto de destaque no Galpão ZL consiste no Ponto de Leitura do Jardim Lapena. Em funcionamento por meio de parceria com a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), o espaço contou, em 2023, com visitas de 6.390 pessoas frequentadoras.

Além disso, as atividades realizadas no Galpão ZL por meio da programação da CSMB contaram com presença de público composto por pessoas de faixas etárias diversas. Assim sendo, 496 acompanharam tais eventos no equipamento.

Para além da programação realizada em parceria com a CSMB, a equipe responsável pela gestão do Ponto de Leitura do Jardim Lapena colocou em prática diversas atividades para engajar o público que frequenta o espaço, além de trazer mais pessoas para lá. Alguns destaques dizem respeito às seguintes atividades:

• Mediações de leitura, com público médio diário de 30 crianças.
  • Quartas Gamers, que integrava assuntos relativos a jogos lúdicos, inclusive com temas literários, dos quais jovens do território são adeptas e adeptos;
  • Quintas de Sarau Cinema, com integração entre cinema e literatura;
  • Sexta Fazendo Arte, série de atividades cujo foco consistiu em inspirar a criatividade de crianças a partir da prática do desenho livre. Desse modo, a iniciativa visava que participantes pudessem colocar em prática o imaginário e, ao mesmo tempo, proporcionar um processo de autodescoberta para pessoas interessadas no universo artístico, com foco nas artes plásticas e na pintura.

Além das atividades em questão, o Ponto de Leitura do Jardim Lapena promoveu encontros e intercâmbio de 30 crianças e adolescentes do bairro, por meio da Rede Vaga-Lume, com jovens da Comunidade Boa Vista (PA). Ainda, 450 marcadores de páginas com desenhos de três artistas da região foram distribuídos para frequentadoras e frequentadores do espaço.